Notícia

2022/09/27

A campanha de vacinação contra a raiva

A campanha de vacinação contra a raiva

A preservação da saúde dos bichinhos de estimação também é uma preocupação da Secretaria Municipal de Saúde de Lagoa do Tocantins. A campanha de vacinação contra a raiva está sendo intensificada pela equipe de Endemias, buscando imunizar cães e gatos das zonas urbana e rural.

A mobilização incentivada pelo Ministério da Saúde visa a saúde e o bem-estar dos pets e dos seus donos. Na zona urbana as imunizações estão ocorrendo na Praça da Bíblia, até o fim da tarde desta segunda-feira, 26.

No município, a campanha teve início no dia 8 de agosto, quando a equipe de combate a endemias visitou todas as regiões rurais para aplicação dos imunizantes. Cerca de 500 animais receberam as doses durante o percurso percorrido pelos agentes.

Desde quinta-feira, 22, as aplicações estão ocorrendo na zona urbana e serão encerradas nesta segunda-feira, 26. A equipe pretende atingir a meta vacinal de pelo menos 600 animais imunizados, entre zonas urbana e rural. Se o número não for atingido, os agentes realizarão o resgate, que consiste nas visitas aos domicílios para a verificação dos animais.

O responsável pela vacinação, coordenador da Vigilância Sanitária, Edilson Bastos, explicou que há sérios riscos para a saúde dos animais, caso não eles sejam imunizados. “Se os proprietários não levarem os bichinhos para serem vacinados, eles podem contrair a raiva, e ainda contaminar pessoas e outros animais. Se as pessoas não levam os cachorros e gatos, é sinal de não se importam com os bichinhos, pois a vacinação é de extrema importância para a proteção deles e também de todos nós, seres humanos”, disse.


Visualizações: 332