Notícia

2023/02/24

Atendimento noturno é ofertado ao Grupo Saúde da Mulher em Lagoa do TO

Atendimento noturno é ofertado ao Grupo Saúde da Mulher em Lagoa do TO



Atendimento noturno é ofertado ao Grupo Saúde da Mulher em Lagoa do TO

* Mulheres de diversas idades tiveram acompanhamento médico, de enfermagem e odontológico, além de acesso a testes rápidos e procedimentos

As mulheres de Lagoa do Tocantins tiveram a oportunidade de participar do Grupo Saúde da Mulher, realizado na noite desta quarta-feira, 8, na Unidade Básica de Saúde Esperidião Rezende da Glória. No local as pacientes tiveram acesso à verificação de sinais vitais, antropometria, testes rápidos de sífilis, HIV, hepatite B e C, consultas médicas e de enfermagem, além de palestra com foco na saúde da mulher, sobre o câncer de colo do útero, ministrada pela nutricionista Mirele Jovina.

A temática central do mês de fevereiro para a saúde sãos as cores laranja e roxo, com alusão ao alerta para as patologias: fibromialgia, leucemia, lúpus e Alzheimer. A equipe realizou uma abordagem quanto à prevenção e cuidados com o lúpus e a fibromialgia, realizadas pelos enfermeiros Feliciano Souza e Taís de Castro.

As mulheres também passaram por atendimentos odontológicos. As pacientes que necessitam de exames como ultrassonografia, foram encaminhadas, assim como o atendimento com o ginecologista, que ocorre uma vez por mês no município.

O coordenador de Atenção Básica, Feliciano Souza, falou da importância da participação das mulheres. “É um grupo que buscamos trabalhar e conscientizar sempre, devido à necessidade e importância que tem a promoção da saúde da mulher, e é muito gratificante para a nossa equipe ver que as pacientes atendem o nosso chamado para a prevenção”, concluiu.
No total, 30 mulheres participaram e houve 10 coletas de exames citológicos. A farmácia também permaneceu aberta para a dispensa de medicamentos. Ao final um lanche foi servido a todas.


Visualizações: 1807