2022/09/20

Equipe da Saúde Municipal realiza busca ativa para ampliação da meta de vacinação

* Tendo em vista a baixa procura pelas imunizações, a equipe está realizando visitas nas zonas rural e urbana, para aplicações de doses das vacinas contra a influenza, poliomielite e multivacinação

A Secretaria Municipal de Saúde está realizando o procedimento de busca ativa para ampliação da vacinação da população, em Lagoa do Tocantins. A ação consiste em visitar os moradores para orientações e aplicação das doses. As visitas da equipe de vacinação ocorrem desde a semana passada, tanto na zona urbana quanto na zona rural.

O secretário municipal de Saúde, Saulo Campos, explicou que o município precisa atingir os indicadores propostos pelo Ministério da Saúde. “Tivemos uma baixa procura nas campanhas realizadas, na verdade muitas pessoas, seja por falta de orientação ou medo, se recusam a se vacinar. Mas as vacinas são imprescindíveis para prevenir as doenças e garantir a proteção”, frisou.

A equipe está aplicando as doses de vacina contra influenza nos idosos, crianças e gestantes, contra poliomielite nas crianças de um ano a menores de cinco anos, além da multivacinação, que atualiza toda a caderneta do paciente, como explicou a técnica da sala de vacina, Dioneide Alves.

“Pretendemos atingir uma meta maior em toda a população, especialmente do público-alvo, pelo menos 90%. Temos uma recusa grande, principalmente, nos idosos, e nessas visitas procuramos orientar sobre a importância da vacina para a saúde”, disse.
Além das técnicas, as visitas contam também com a intermediação dos agentes de saúde.